Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
Neste sábado (04/07), a partir das 19h30, o núcleo de cordas da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes se apresenta pelo Festival de Inverno Serra do Itapety 2015. O grupo, composto por 150 alunos no total, vai se apresentar com as turmas avançada e intermediária e o concerto será no Theatro Vasques, com regência de Enoque Gomes Pereira e direção geral do maestro Lélis Gerson. A entrada é gratuita, como toda atração na programação do Festival de Inverno.
O núcleo de cordas da Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes existe desde 2003, quando o maestro Marcelo Jardim e a violinista e professora Simone dos Santos vieram à Mogi das Cruzes e deram início ao trabalho de formação musical erudita, antes inexistente. O núcleo, que abrange violino, viola, violoncelo e contrabaixo, ficou até 2011 sob a coordenação de Simone dos Santos, que, na época, era também a primeira violonista (spalla) da Orquestra Sinfônica de Mogi.
Os alunos atendidos nesse período eram integrantes do coral do Projeto Canarinhos do Itapety, formado em 2002 pela maestrina Solange Urbano. Estas crianças vinham de doze bairros de Mogi, os conhecidos núcleos, assistidos pelo projeto. Em 2011, o projeto Canarinhos abriu suas portas para alunos da comunidade de uma forma geral e, entre 2012 e 2014, a coordenação do núcleo de cordas ficou a cargo da violinista e professora Raquel Dias. Raquel já havia auxiliado a professora Simone dos Santos por muitos anos, ganhando valiosa experiência e conhecimento.
A partir de 2012, o maestro Lélis Gerson, que é diretor artístico e coordenador geral do Projeto Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, assumiu a coordenação do núcleo. E, agora em 2015, o grupo ganhou um novo coordenador, que é o violinista Enoque Gomes.
O núcleo de cordas atende, atualmente, a 150 alunos. Nesta apresentação serão aproximadamente 100 músicos, divididos em dois grupos: Camerata A, formado pelos alunos avançados e Camerata B, formado pelos alunos intermediários do projeto.
Os ingressos serão distribuídos gratuitamente na própria bilheteria do Theatro Vasques. Mais informações podem ser obtidas no telefone 4798-6900. (LMS)