Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
Neste domingo (28/06), a partir das 11 horas, o Parque Centenário, em Cezar de Souza, receberá um espetáculo grandioso, que promete hipnotizar o público mogiano. Trazido à cidade por meio do programa Circuito Cultural Paulista, numa parceria entre o município e o Governo do Estado, “As Mulheres do Sol e o Balão” mostrará bailarinas aéreas superando os limites da gravidade e voando em um balão a 20 metros de altura, numa incrível mistura entre dança vertical, circo, teatro e esportes.
Protagonizado pela Cia. Base e com texto, concepção e direção de Cristiano Cimino, o espetáculo já foi apreciado por cerca de 60 mil pessoas em todo o país e agraciado com o Prêmio Funarte de Circo em 2010, o Pró Cultura, do Ministério da Cultura, em 2011 e o Prêmio Documentário Crônicas da Cidade. No local, o público poderá conferir a performance das bailarinas da companhia, que ficam suspensas no ar por um imenso balão a gás e, por meio de tecidos e cordas elásticas, executam o balé vertical.
“As Mulheres do Sol e o Balão” faz uma releitura da história de Maria Aída, uma espanhola que realizou, no ano de 1909, uma façanha até hoje inspiradora. A aeronauta embarcou em um balão de seda, cheio de costuras e remendos decorrentes de aterrissagens não muito seguras, suspenso aos céus pela queima de gravetos em uma chaminé.
O fato se deu na cidade de Curitiba e atraiu uma legião de espectadores que, estupefata, assistiiu a aparelhagem alcançar uma altura de aproximadamente 900 metros. Pouco depois, o balão “Granada” perdeu altitude, até se enroscar na Catedral Metropolitana, deixando a ocupante dependurada nas cordas de sustentação.
Maria Aída foi aclamada pelo público do local e se tornou a primeira mulher a se aventurar em um balão no Brasil. A história, que poderia ser marcada pelo final trágico, ganhou ares de bravura e ousadia no imaginário popular. Tanto que, mais de um século depois, ainda inspira aventureiros no sonho de desafiar as leis da física.
“As Mulheres do Sol e o Balão” tem 50 minutos de duração, entrada gratuita e recomendação livre. A Cia Base é da cidade de São Paulo e se dedica à criação e à pesquisa da dança vertical, integrada com o circo contemporâneo, cinema e o teatro, buscando construir um corpo que dança e comunica nos limites da gravidade, além de investigar um vocabulário comum entre a palavra, a imagem e o movimento. (LMS)
Serviço
Circuito Cultural Paulista apresenta
As Mulheres do Sol e o Balão - Cia Base [circo]
Local: Parque Centenário (Av. Francisco Rodrigues Filho, s/nº)
Horário: 11h
Duração: 50 min
Recomendação: Livre
GRATUITO