Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
Neste sábado, dia 20 de junho, das 9 às 12 horas no Auditório do Cemforpe, acontecerá a audiência pública do Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico do município, que está sendo elaborado por meio de um convênio entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o curso de Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). O documento tem como objetivo orientar ações para aprimorar e diversificar a oferta turística, além de desenvolver projetos para o crescimento do turismo na cidade.
O Plano é mais um avanço no trabalho realizado, desde 2009, pela administração municipal. Em seis anos, o município tornou-se referência para outras cidades e se destaca nos roteiros de turismo rural e de aventura. Mogi já recebeu mais de 50 mil pessoas com a realização de eventos importantes, como o Adventure Camp, Rei da Montanha, Copa EFX de Enduro de Moto, Shimano Fest, entre outros. O city tour Mogi para Mogianos também registra um número expressivo de visitantes, foram 4 mil em cinco anos.
Durante a audiência será apresentando o diagnóstico, realizado em abril, pelos alunos do curso de Turismo da USP, sob a orientação da professora Clarissa M. R. Gagliardi, em conjunto com empresários e profissionais do setor. O grupo analisou as forças, oportunidades, ameaças e fraquezas do turismo em Mogi das Cruzes. “Os estudantes apresentaram o levantamento e todos tiveram a oportunidade de colocar sua opinião. Será um plano muito rico e importante para a cidade”, avaliou Nicole Marie Pral, membro do conselho da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH.
O resultado da análise feita pelo grupo está disponível no site da Prefeitura para consulta, na página do Plano Diretor de Turismo. “Contamos com uma participação bastante expressiva de representantes do trade turístico da cidade na elaboração deste documento, que serve como base para a audiência deste sábado. Os participantes conhecerão os pontos levantados e também as diretrizes do plano”, disse Fábio Barbosa, coordenador municipal de Turismo.
A audiência pública marca a fase de prognóstico do plano, com indicações de como será o desenvolvimento natural do Turismo na cidade. O Plano Diretor contará ainda com diretrizes e estratégias para o setor, fundamentadas nos resultados das fases de diagnóstico e prognóstico. Ao final, será construído um plano de ações para operacionalizar as diretrizes para o desenvolvimento turístico da cidade. O plano deverá ser concluído em dezembro.