Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
Permanecem abertas as últimas vagas para a oficina “Ficção Científica, uma Odisseia no Cinema”, que será realizada nesta sexta-feira (22/05), no Casarão do Carmo. A iniciativa é fruto da parceria da Secretaria Municipal de Cultura com o Programa Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som e o oficineiro é o jornalista, crítico de cinema, cineasta e professor Celso Sabadin. As inscrições e a participação são inteiramente gratuitas.
A oficina é direcionada para pessoas com idade a partir dos 14 anos e vai acontecer entre as 18h e 22h. Os interessados devem enviar e-mail para culturamogi@pmmc.com.br, identificando no assunto da correspondência “Oficina Pontos MIS – 22/05”. Já no corpo da mensagem, é preciso fornecer dados como nome completo, endereço, telefones para contato (fixo e celular) e data de nascimento.
A oficina propõe uma abordagem objetiva, direta e esclarecedora sobre os diferentes caminhos que a ficção científica percorreu desde a época dos filmes mudos até os dias de hoje. Ela começa, portanto, abordando a origem do gênero, que já estava presente sob a forma de efeitos especiais nos filmes produzidos no começo do século 20, com o pioneiro diretor Georges Méliès. Passa pelo desenvolvimento das técnicas e a popularização do gênero, citando clássicos, como Guerra nas Estrelas, de George Lucas e Contatos Imediatos de 3o. Grau, de Steven Spielberg.
“Dos mais rudimentares efeitos especiais até a moderníssima tecnologia digital, passearemos por clássicos como Metrópolis, 2001 – Uma Odisseia no Espaço, Blade Runner, Star Wars e muitos outros”, explica o oficineiro. (LMS)
Celso Sabadin
Celso Sabadin é jornalista, crítico de cinema, cineasta, professor e mestrando em Comunicações. Ministra cursos livres e oficinas de história, linguagem e crítica cinematográfica na rede de oficinas culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e na rede de bibliotecas públicas do Município de São Paulo. Autor de diversos livros sobre cinema, é também sócio-fundador da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema.