Dia D de Combate à Dengue e Chikungunya

Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.

Saiba Mais

Prefeitura de Mogi das Cruzes 07/02/2015

Dia D de Combate à Dengue e Chikungunya será realizado neste sábado, 7 de fevereiro

 

O Dia D de Combate à Dengue e Chikungunya em todo o País está marcado para o próximo sábado (07/2). Em Mogi das Cruzes, técnicos do Núcleo de Prevenção e Controle da Dengue percorrerão bairros onde há maior incidência ou risco de proliferação do Aedes aegypti. O objetivo é reforçar a importância do papel da população em apoiar as ações dos órgãos públicos de combate aos focos recebendo os agentes de controle de endemias em suas casas, e também eliminando os locais de água parada, onde os mosquitos transmissores se reproduzem.

Qualquer recipiente que acumule água parada pode ser um criadouro do mosquito transmissor e deve ser eliminado. Para evitar a transmissão dos vírus da dengue e chikungunya é fundamental que a população também verifique se a caixa dágua está bem fechada, não acumule vasilhames no quintal, não deixe calhas entupidas e coloque areia nos pratos dos vasos de plantas, entre outras iniciativas.

“A prevenção do mosquito depende de um trabalho contínuo, com atenção diária para os cuidados necessários em todos os imóveis da cidade. Outra orientação é sobre a notificação dos casos suspeitos ou confirmados, no menor prazo possível, para que possamos tomar as medidas necessárias”, explica a veterinária e coordenadora do Núcleo de Controle e Prevenção à Dengue, Débora Fumie Murakami Campos. Atualmente, o mosquito está presente em todo o território mogiano, por isso os trabalhos de prevenção devem continuar, com cuidados redobrados no período de altas temperaturas e chuvas e atenção especial no retorno de viagens de férias

No início de janeiro, a Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou o trabalho de Avaliação de Densidade Larvária (ADL) em toda a cidade, com a meta de percorrer 5 mil imóveis. A ADL é uma amostragem que detecta qual região do município apresenta maior infestação de larvas do mosquito, possibilitando a definição de estratégias de combate ao inseto em regiões específicas da cidade.

A dengue é uma doença viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti contaminada. Os principais sintomas são: febre, dor nas juntas, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular, manchas avermelhadas pelo corpo e falta de apetite. Outros sinais de alerta podem surgir a partir do terceiro dia da doença, como vômitos intensos, sangramento, manchas na pele, fezes escuras, dor de barriga, pele fria e pálida, tontura e agitação. A orientação nesses casos é procurar atendimento médico para os exames que identificam a doença.

A dengue não tem vacina e por isso é preciso combater vigiando os espaços urbanos todos os dias para não criar o mosquito. Sem mosquito não tem Dengue, pois a doença não se transmite de outra forma que não a picada da fêmea de Aedes aegypti.
Para evitar a infestação do mosquito é preciso não deixar água parada em vasos, plantas aquáticas, não usar pratos embaixo de vasos de planta e não jogar lixo em terrenos baldios.

Quem tiver alguma dúvida ou quiser notificar um caso suspeito de dengue pode entrar em contato pelo telefone 4794-4343.

Confira algumas dicas de prevenção à dengue:
• Não acumule materiais desnecessários e sem uso. Se forem destinados à reciclagem, guarde-os em local coberto e abrigado da chuva.
• Trate a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente. Mantenha lagos, cascatas ou espelhos sempre limpos ou crie peixes que se alimentem de larvas.
• Entregue pneus velhos para reciclagem ou guarde-os, sem água, em locais cobertos.
• Verifique se os ralos da casa não estão entupidos. Limpe-os pelo menos uma vez por semana e, se não os estiver usando, deixe-os fechados.
• Guarde as garrafas, baldes ou latas vazias de cabeça para baixo.
• Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais.
• Retire a água da bandeja externa da geladeira e lave a bandeja com sabão.
• Não deixe acumular água na parte debaixo das torneiras de bebedouros e filtro.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!