Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
Mogi das Cruzes sedia neste sábado (22/11), das 8h30 às 18 horas, o Seminário Special Olympics Brasil, um movimento global que promove a inclusão de pessoas com diferentes capacidades intelectuais por meio dos esportes. O trabalho é realizado mundialmente desde 1968, por iniciativa de Eunice Kennedy Shriver, e tem como missão proporcionar treinamento e competições esportivas em diversas modalidades olímpicas, dando oportunidade para que os atletas desenvolvam suas aptidões físicas, demonstrem coragem e tenham momentos alegres e de integração com suas famílias e demais competidores.
O Seminário Special Olympics é mais um avanço do Paradesporto no município. No último mês de julho, a Prefeitura de Mogi das Cruzes inaugurou o Centro Municipal de Paradesporto “Professor Cid Torquato”, no bairro do Rodeio, e iniciou uma nova etapa no cuidado com as pessoas com deficiência. A unidade oferece todas as condições de treinamento e armazenamento de materiais específicos para os cerca de 300 mogianos que, desde 2009, praticam modalidades como golbol, basquete para cadeirantes, bocha paraolímpica, futebol adaptado e vôlei adaptado. “O evento irá mostrar esse movimento internacional voltada para o deficiente intelectual, onde vamos apresentar a bocha adaptada, o tênis de mesa e o futebol”, informa o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.
Em Mogi das Cruzes, o Seminário Special Olympics está sendo realizado pelo Lions Clube em parceria com as Secretarias Municipais de Esporte e de Educação. “Trata-se de um evento de extrema importância porque poderá habilitar o nosso município dentro de um projeto mantido pela Fundação de Lions Clube Internacional para a formação de futuros atletas indicados por entidades como Apae e Escola Municipal Professora Jovita Franco Arouche”, informa o presidente do Lions Clube Mogi das Cruzes – Centro, Rubens Marialva.
O evento será dividido em duas partes. No período da manhã, os trabalhos serão realizados no auditório do Cemforpe, onde o público presente poderá conhecer detalhes sobre o Special Olympics, as definições da deficiência intelectual e as modalidades esportivas, entre outras informações técnicas sobre o evento. No período da tarde, a partir das 14 horas, os trabalhos serão transferidos para o Centro Municipal de Paradesporto, onde serão realizadas as vivências das modalidades esportivas.
Confira a programação completa:
Período da manhã
8h00: Credenciamento e café receptivo
8h30: Seminário “O que é Special Olympics?”
9h30: Definição de Deficiência Intelectual
10h15: Modalidades Esportivas e Esporte Unificado
11h15: As famílias, voluntários e técnicos do Movimento Special Olympics
12h15: Intervalo para almoço
Local: Auditório do Cemforpe
Rua Antenor Leite da Cunha, nº 55 – Mogilar
Período da tarde
14h15: Cerimônia de abertura do evento esportivo com desfile de atletas e acendimento da Pira Olímpica
15h00: Esportes Unificados – Futsal, Bocha e Tênis de Mesa / Vivência das Modalidades Esportivas
17h15: Encerramento, premiação e entrega dos certificados
Local: Ginásio do Centro Municipal de Paradesporto
Rua Expedicionário José Barca, s/nº – Jardim Rodeio