Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
Mogi das Cruzes promove o segundo Dia D da Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil e Sarampo neste sábado, 22 de novembro, para a imunização de crianças com idade entre seis meses e 5 anos incompletos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF) estarão abertos das 8 às 17 horas e a população contará também com 30 postos volantes, entre eles o Largo do Rosário, no Centro.
A médica da Vigilância Epidemiológica Municipal, Tereza Nihei, recebeu a imprensa nesta quinta-feira (20/11) e esclareceu que precisam ser imunizadas todas as crianças que ainda não receberam a dose neste mês de novembro. “A Campanha começou no dia 8 de novembro, então as crianças que receberam a dose nas duas últimas semanas já estão imunizadas. As demais precisar comparecer a uma unidade de saúde para receber a dose necessária”, informou.
Até o momento, foram aplicadas 15.036 doses contra a paralisia infantil, o que corresponde a 57,46%, e 12.434 doses contra o sarampo, o equivalente a 54%. Nos dois casos, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 95% do total de 28 mil crianças estimadas para essa faixa etária, o que corresponde a 26,6 mil.
A vacina contra a paralisia infantil está sendo aplicada em crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, enquanto a dose que imuniza contra o sarampo, caxumba e rubéola (SCR) é destinada às crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
O Estado de São Paulo não registra nenhum caso de paralisia infantil desde 1988. Entretanto, a doença ainda é registrada nos continentes africano e asiático, sobretudo nos países Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Somente até setembro desse ano, foram 149 casos registrados nessas localidades.
Com relação ao sarampo, São Paulo não tem nenhum caso autóctone (com transmissão direta em território estadual) desde 2000, mas há o registro de sete casos importados da doença no Estado. No Brasil, somente até outubro desse ano, há mais de 500 casos confirmados, com concentração de incidência no Estado do Ceará. “A vacinação é a forma mais eficaz para a prevenção destas doenças”, ressalta.
A Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil e Sarampo prossegue em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, até o dia 28 de novembro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6768.