Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
Pelo terceiro ano consecutivo, os Parques Centenário e Leon Feffer farão parte da Programa Teatro nos Parques, realizado pela Cooperativa Paulista de Teatro, com patrocínio da empresa Gerdau e apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Programa de Ação Cultural/ProAC. As apresentações serão realizadas no dia 30 de novembro, um domingo: às 11 horas, o Parque Centenário receberá a peça “Aqui Trem! – Histórias da Ferrovia”, encenada pelo grupo “Ô Minha Gente!” & 4 na rua é 8. Já às 15 horas, no Leon Feffer, será a vez da peça “Ambulante”, da Cia. Arte Negus.
A secretária-adjunta do Verde e Meio Ambiente, Lucila Manzatti, explica que a iniciativa oferece, ao mesmo tempo, uma atração cultural e a possibilidade de integração com o meio ambiente. “As edições anteriores tiveram ótima presença de público. Os mogianos gostam muito de espetáculos como este e, sendo realizados nos parques, o movimento é naturalmente maior. Nossa expectativa é de que um bom número de pessoas compareça, até porque nesta época do ano os parques recebem movimento intenso de famílias”, diz.
A peça “Ambulante” mostrar, por meio de dois personagens estranhos e perdidos, que é possível perder tudo na vida, menos a esperança de realizar sonhos. Figura e Ououou são os personagens que conduzem a história. Eles já perderam tudo, mas não querem perder o lhes resta: a esperança. Para isso, apostam no comércio informal, transformando uma barraquinha de ambulantes em um espetáculo de rua. A peça não é um espetáculo sobre vendedores de rua, mas sim uma apresentação que utiliza a figura de dois comerciantes informais que parecem ter vindo de um estranho universo para dialogar sobre a capacidade humana de sonhar.
Já o espetáculo “Aqui Trem! – Histórias da Ferrovia” é baseado em histórias e depoimentos de moradores do interior de São Paulo sobre a já desativada ferrovia da cidade de Jacareí. Apesar de não estar em funcionamento, a estação de trem foi palco de muitos acontecimentos, como encontros e despedidas, amores e desamores, planos, momentos históricos, festas, entre outros. (MAS)