Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
Neste domingo (12/10), todo o público mogiano poderá conferir gratuitamente a primeira apresentação pública da Orquestra Minha Terra Mogi, a nova orquestra da cidade, que é formada por alunos avançados dos núcleos instrumentais da Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. O grupo estreante tem direção e regência geral do maestro Lélis Gerson e se apresentará a partir das 11 horas, no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (Cemforpe).
A nova orquestra, como explica o maestro Lélis, tem por objetivo estimular a prática orquestral entre os jovens músicos da cidade, bem como oferecer mais uma etapa na formação musical daqueles que tenham interesse em seguir carreira junto à música instrumental, para que eles possam, futuramente, submeter-se a um teste prático para ingresso na Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes.
“Esta nova orquestra nada mais é do que mais um curso, uma nova disciplina de prática orquestral para os alunos de música da cidade, que são muitos. Independente se aquela criança ou jovem vai querer tocar profissionalmente em uma orquestra ou não, é mais um aprendizado, pois participar de uma orquestra é uma experiência diferenciada”, destaca o maestro, referindo-se desde a postura do músico até a sensibilidade necessária para o manuseio dos instrumentos musicais presentes em uma orquestra.
Participar da Orquestra Minha Terra Mogi, ainda segundo o maestro, também oferece aos jovens músicos a oportunidade de um primeiro ou mais aprofundado contato com o repertório clássico e orquestral. Neste concerto, por exemplo, serão executados trechos e adaptações de canções como a 9ª Sinfonia de Beethoven, “Ode To Joy” e também parte da famosa trilha do balé Quebra Nozes, de Tchaikovsky.
A Orquestra Minha Terra Mogi foi composta a partir de um chamamento aberto a todos os alunos de música da cidade, que foi feito em agosto deste ano. A Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes convocou crianças e jovens com idades entre 12 e 18 anos interessados em compor o novo grupo musical e os 130 candidatos inscritos passaram por um teste prático, realizado nos dias 28 e 29 de agosto, no Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos.
Ao final do processo seletivo, 70 jovens músicos foram escolhidos para integrar a Orquestra Minha Terra Mogi, e os ensaios passaram a ser realizados todas as sextas-feiras, das 18h30 às 21h30. A primeira apresentação, neste domingo (12/10), também já estava agendada desde o princípio.
“Passamos todas as informações aos candidatos selecionados, como as datas e horários dos ensaios e também deste concerto inaugural. Todos se dedicaram bastante e não tenho dúvidas de que esse é um grupo que está vindo para somar ao rol de disciplinas musicais disponíveis hoje na cidade. É um grande ganho musical para Mogi das Cruzes”, conclui o maestro.
O concerto, que conta com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, tem duração aproximada de 60 minutos, classificação livre e entrada gratuita. O Cemforpe fica na rua Antenor Leite da Cunha, nº 55, Nova Mogilar. (LMS)