Fique sabendo mais sobre o que acontece em sua cidade.
A Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes fará, às 19 horas deste sábado (16/08), um concerto no auditório do CEMPRE Dra. Ruth Cardoso, no Jardim Layr. O espetáculo sela o encerramento do I Seminário Teórico/Prático de Regência para Bandas e Fanfarras, uma iniciativa que deriva do projeto “Pequenos Músicos...Primeiros Acordes na Escola”, da Secretaria Municipal de Educação e vem sendo realizada desde o dia 4 deste mês.
O objetivo do seminário, que teve a coordenação do regente titular da Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, Daniel Bordignon, foi oferecer a renovação do conhecimento musical, do conhecimento de repertório de bandas e suas adaptações, além da renovação de técnicas de ensaio. O workshop também se propôs a abordar as características gerais do regente, como postura, conduta, conhecimento musical, bem como a análise de grades e partituras e as técnicas básicas de ensaio com um grupo sinfônico.
“Regência é a arte de transmitir a um conjunto instrumental ou vocal o conteúdo rítmico e expressivo de uma obra musical por meio de gestos convencionais. O maestro é, portanto, o elo entre o compositor da peça musical e seus executores”, destaca o maestro Daniel Bordignon.
Participaram deste seminário 25 regentes, sendo que 14 foram selecionados. Estes últimos terão a oportunidade de reger, durante o concerto de encerramento, uma música cada. Serão, portanto, 14 obras musicais de diferentes e notórios compositores de peças sinfônicas, como William Owens, James Barnes, Jan Van Der Roost e Brian Balmages.
Após a apresentação das 14 canções, os 25 integrantes receberão certificados pela participação no seminário e o espetáculo se encerra com a apresentação do maestro Bordignon.
A Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes é fruto do projeto Pequenos “Músicos... Primeiros Acordes na Escola”, promovido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O grupo é formado por coordenadores, monitores e alunos do projeto. Dentre os monitores, alguns foram formados na Escola Municipal Prof. Mario Portes, que promove desde 2003 o ensino de música por meio do projeto “Música: Formação, Expressão e Emoção”.
O projeto “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola” é realizado em oito escolas da cidade e oferece aulas de musicalização no horário de aula e ensino sinfônico no contraturno. Os alunos recebem aulas de instrumentos musicais de sopro e percussão, como flauta transversal, clarinete, saxofone, trompa, trompete, trombone, eufônico e tuba. Cerca de 5 mil crianças são atendidas. (LMS)