BRASÃO
Idealizado pelo historiador Dr. Afonso Taunay e desenhado pelo artista J. Wasth Rodrigues.
Instituído pelo Ato nº 48 , de 1º/07/1931.
Restabelecido pela Lei nº 19, de 27/02/1948.
Escudo com um gibão de armas frechado, tal qual ocorre na célebre estampa _ COMBATE DE ÍNDIOS BOTUCUDOS COM SOLDADOS MILICIANOS DE MOGI DAS CRUZES _ representado ao natural, em campo vermelho ou degoles.Cinco escudetes firmados em chefe recordam e simbolizam uma série de fatos da história local e circunstâncias da vida mogiana _ antiga e moderna _.No primeiro escudete, partido, ocorre, no primeiro quartel, a pipa de ouro, em campo vermelho, das armas de Braz Cubas; no segundo, o cardo verde, em campo de prata das armas dos Cardoso.
Estão, aí,pois, lembrados dois vultos inesquecíveis da história mogiana: BRAZ CUBAS, dono da sesmaria e da fazenda sobre a qual se ergueu a vila de SANT ANNA DAS CRUZES DE MOGI; e BRAZ CARDOSO, fundador da vila, erecta em 1611. No segundo escudete, uma sérpe de ouro numa faixa de prata em campo verde, traduz a denominação "MOGI" _ Rio das Cobras _ no dizer dos maiores sabedores de nossa Língua Geral.No terceiro escudete,três cruzes vermelhas, da ordem de Cristo, postas em roquete, e em campo de prata, evocam a antiquíssima tradição dos três cruzeiros chantados no adro da primeira igreja Matriz, fato de onde proveio a esta denominação de Mogi das Cruzes. No quarto escudete, vem duas corôas muraes de ouro, tudo em campo de sinople (verde).
Simbolizam as corôas muraes a fundação de cidades por mogianos _ mineradores de ouro, partidos das margens do Tietê, o grande rio paulista das entradas e monções, No quinto escudete uma roda dentada, de engrenagem,simboliza a existência de já notável indústria moderna na cidade.Como tenentes do escudo, dois bandeirantes revestidos do característico "GIBÃO D ARMAS" _ um deles empunhando uma bandeira de Santana, orago da cidade, e o outro armado de arcabuz.Como suportes, ramos de fumos e hastes de cana, ao natural, rememoram as duas lavouras tradicionais do município.No listal, em letrasprata sobre fundo vermelho inscreve-se a divisa que se pode traduzir como "SOU DA GREI BANDEIRANTE","PROCEDO DOS BANDEIRANTES" ou seja: BANDEIRANTES GENS MEA". ?
Fonte: Câmara Municipal de Mogi das Cruzes
Transcrito da Lei nº 19
BANDEIRA
Tanto quanto o brasão, a bandeira representa o município. Mogi das Cruzes tem sua bandeira, oficializada por Lei Municipal n.º 804 de 29 de novembro de 1956.
A bandeira de Mogi das Cruzes tem três faixas horizontais, sendo a de cima de cor preta, a do meio branca e a de baixo vermelha.Elas representam a população de que se formou o município, através das três raças: branca, negra e vermelha (índios). As faixas preta e vermelha tem cada uma 1/4 do total e a do meio tem 2/4, por ter sido bem maior a contribuição da raça branca.
No canto esquerdo, um triângulo de lados iguais com o vértice voltado para a direita e representando a Santíssima Trindade e, por extensão, Sant'Ana, padroeira da cidade. Esse triângulo de cor azul, simbolizando o nosso céu, tem uma estrela dourada, em cada um de seus três ângulos. Lembrando a expansão dos bandeirantes mogianos nos sentidos norte, noroeste e sudoeste. Ainda sobre este triângulo, mais a direita o brasão da cidade e a esquerda uma cobra fumando, lembrança da participação dos mogianos na Força Expedicionária Brasileira a 2ª Grande Guerra, participação essa que foi a maior dentre todas as cidades do interior do Brasil. ?
Fonte: Arquivo Histórico
Secretaria Municipal de Cultura e Meio Ambiente
Historiador: JURANDYR FERRAZ DE CAMPOS