Mogi, Cidade Leitora terá evento de encerramento com palestras de autores nesta quarta-feira (06/12)
O encerramento das atividades de 2023 do projeto Mogi, Cidade Leitora será nesta quarta-feira (06/12), a partir das 19h no Auditório do Cemforpe. O evento terá doação de livros, duas palestras com especialistas em literatura e formação de leitores, além da exposição de trabalhos das escolas que fazem parte do programa Escola de Tempo Integral. O evento é aberto para educadores, gestores e interessados no tema. Para participar, a inscrição pode ser feita pelo formulário https://bit.ly/mogicidadeleitora
A primeira palestra desta quarta-feira (06/12) será “Literatura Infantil: do clássico ao contemporâneo”. O palestrante é o professor Doutor e Mestre em Educação, Cleber Fabiano. Leciona nos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Letras e Pedagogia e é membro Imortal da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH).
Autor do livro "Até as princesas soltam pum", o escritor Ilan Brenman fará a segunda palestra do evento com o tema “Como formar leitores na era digital?”. O educador é considerado um dos mais importantes autores de livros infantis do Brasil, sendo também um dos mais traduzidos no exterior. Possui doutorado em Linguagem e Educação pela USP e publicou mais de 80 livros, sendo muitos deles premiados e que já viraram clássicos entre crianças, pais e educadores.
A programação conta ainda com a doação de livros para o público adulto e a exposição de dados sobre o Mogi, Cidade Leitora, iniciativa que começou em abril e contou com várias atividades, dentre elas as sessões de leitura no Parque Centenário. Foram seis encontros em que foram disponibilizados livros para as crianças lerem no local, além de momentos de mediação de leitura e a doação de livros para o público adulto.
Elaborado e organizado pelo Departamento Pedagógico, o projeto também contemplou a formação de profissionais nas escolas e a renovação do acervo de livros das unidades escolares de educação infantil e ensino fundamental. Ao longo do ano, também foi realizado o escambo de livros e revistas em quadrinhos nas escolas e foi divulgado o uso da biblioteca do Cemforpe, no Bloco Didático. O projeto também contou com uma publicação dedicada aos autores mogianos.