Mogi, Cidade Leitora terá encontro neste sábado (21/10) no Parque Centenário
O projeto “Mogi, Cidade Leitora”, promovido pela Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, já tem data marcada para o próximo encontro. A iniciativa estará novamente no Parque Centenário, neste sábado (21/10) das 9h às 12h. O evento tem como objetivo incentivar a prática da leitura, não só nas escolas, mas em toda a cidade.
A ação, realizada pela equipe do Departamento Pedagógico (Deped), responsável pela elaboração e coordenação do projeto, contará com atividades de mediação de leitura e serão disponibilizados livros para que as crianças possam ler no local. Assim como no último encontro, também acontecerá distribuição gratuita de livros para o público adulto.
A iniciativa também atua na formação de profissionais, recomendações literárias nas Orientações Didáticas enviadas bimestralmente às escolas, escambo de livros e incentivo à mediação de leitura para crianças. Além disso, neste ano, o acervo das escolas foi renovado, após mais de 10 anos, com 150 mil livros para as escolas de educação infantil e ensino fundamental.
O evento faz parte do programa faz parte do Programa Mogi Cidade da Criança - Primeira Infância, projeto de política pública intersetorial com foco no desenvolvimento de uma cidade amigável à infância, em especial à sua primeira etapa (de zero a 6 anos).
Programa Mogi Cidade da Criança - Primeira Infância
O programa foi lançado em dezembro de 2022 e tem diversas ações em andamento na cidade, como os Espaços de Brincar e a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), que têm como foco a convivência solidária, humanizada e coletiva para os pequenos mogianos. O programa também faz parte do planejamento do Mogi 500 anos, um plano de cidade a médio e longo prazo.
Neste ano, Mogi aderiu à Rede de Cidades das Crianças, um grupo com 30 anos de história e composto por 200 cidades, espalhadas em 15 países da Europa e América Latina. A Rede tem foco no desenvolvimento durante a infância, que é o período mais fértil e decisivo da vida. A proposta é garantir nas cidades integrantes a liberdade e a autonomia das crianças como condição para que as suas sociedades sejam verdadeiramente democráticas. Para isso, aposta em espaços de brincar criativos, seguros, visualmente agradáveis e sustentáveis.
Além disso, desde julho de 2021, Mogi faz parte da Rede Urban95, da Fundação Bernard Van Leer. A iniciativa apoia cidades ao redor do mundo com foco na primeira infância. O objetivo é de que o município seja protagonista e referência no desenvolvimento integral das crianças por meio do planejamento urbano, das estratégias de mobilidade e, sobretudo, na construção de uma agenda do Plano Municipal da Primeira Infância.