Exposição “Somos todos artistas – Arte Inclusiva” apresenta trabalhos de alunos da Emesp de Mogi das Cruzes
A partir desta quarta-feira (11/10), trabalhos produzidos pelo coletivo de alunos-artistas da Escola Municipal de Educação Especial (Emesp) Profª Jovita Franco Arouche, na Vila Lavínia, poderão ser vistos na exposição “Somos todos Artistas – Arte Inclusiva”, que estará em cartaz no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, no Centro, até o dia 28. As obras foram produzidas com mediação do professor Ricardo Leite, que leciona Artes na unidade escolar.
O professor idealizou e inscreveu o projeto “Somos Todos Artistas - Arte Inclusiva” na seleção do Edital nº05/2023. Leite é graduado em Arquitetura e Artes e leciona na rede municipal de Mogi das Cruzes e na rede estadual. É escritor, músico e realizou trabalhos para Bienais de São Paulo e como produtor independente.
A música também faz parte do trabalho do educador, que desenvolve com os alunos o Coral das Estrelas, projeto que está em ação desde o ano passado e já tem um CD gravado no Estúdio Municipal de Áudio e Música – EMAM da Secretaria Municipal de Cultura.
O coletivo de alunos-artistas da Emesp é composto por estudantes dos anos de 2022 e 2023, que sob a mediação do professor, elaboraram as produções de forma colaborativa e democrática. Os trabalhos têm temáticas variadas e foram elaborados a partir de acontecimentos e reflexões sobre atividades feitas em aula. A visitação no Centro Cultura é de segunda a sábado, das 9h às 17h
A Emesp completou 36 anos de existência neste ano e atualmente atende 519 alunos matriculados, incluindo os estudantes que são atendidos no Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti, em Jundiapeba. A escola é referência no atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista. A equipe gestora da escola é composta pela diretora Fabiana Fioresi e as professoras Renata San Giácomo Lima e Cristiane Vieira de Lima Souza.