1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional será realizada nesta sexta-feira em Mogi das Cruzes
Nesta sexta-feira (28/07), das 13h às 17h30, será realizada a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Mogi das Cruzes. O encontro, que será promovido na Incubadora Social, em Jundiapeba, é de responsabilidade do Conselho de Segurança Alimentar (Consea), com apoio da Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social e Agricultura.
A conferência é voltada a todos os atores envolvidos na rede de combate à insegurança alimentar do município e também à população, em especial pessoas em situação de vulnerabilidade, que não têm acesso regular e permanente a alimentos em quantidade e qualidade suficientes para a garantia da sobrevivência. Esta é a definição da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para indivíduos submetidos à insegurança alimentar.
O tema da conferência é “Erradicar a Fome e Garantir Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”. O objetivo é sensibilizar e mobilizar a sociedade, para a compreensão do que é a segurança alimentar e nutricional e como implantá-la de forma efetiva, ampliando a representatividade do tema dentro dos debates e diálogos sobre necessidades e prioridades em âmbito municipal.
O Conselho de Segurança Alimentar (Consea) é um colegiado que passou a atuar de forma mais efetiva a partir de 2022, com a posse dos membros para a gestão 2022/2024. Ele é responsável pelo monitoramento e articulação das ações que zelam pela segurança alimentar dos cidadãos em situação de vulnerabilidade social, bem como pela elaboração de um Plano Municipal de Segurança Alimentar.
Pelo poder público, já há iniciativas em andamento de combate à insegurança alimentar. Alguns exemplos são o Quitanda Social, programa consolidado da Secretaria Municipal de Assistência Social, que beneficia mais de 1.400 famílias mogianas com a entrega de kits contendo alimentos frescos, adquiridos de produtores rurais locais. A ação também beneficia os agricultores e tem a parceria direta da Secretaria Municipal de Agricultura.
Outros equipamentos e programas que integram essa política e também geridos pela Secretaria de Assistência Social são o Bom Prato, a Cozinha Comunitária, na Vila Nova União, o cartão alimentação, que foi implantado neste ano e o Viva Leite, do Governo do Estado de São Paulo. Também foi aprovado na Câmara Municipal e será instalado em breve na cidade o banco de alimentos do município, que deve consolidar e ampliar a dinâmica já executada pelo programa Quitanda Social.
A Incubadora Social, onde será realizada a 1ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, fica na rua Nito Sona, 2.175, em Jundiapeba.