Mercado Municipal terá evento de promoção da safra anual do caqui neste sábado, dia 30
A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com outras instituições do setor, realiza neste sábado (30/04) um evento especial de promoção à safra anual do caqui. Será no Mercado Municipal, das 9 às 15 horas, com objetivo de promover a venda e o consumo da fruta mais popular da cidade. Serão ofertadas e distribuídas amostras para degustação das variedades de caqui e apresentadas sugestões de receitas aos visitantes.
Professores e alunos do curso de Nutrição do Centro Universitário Braz Cubas irão participar do evento com atendimentos nutricionais gratuitos à população. Além de incentivar o consumo, o trabalho irá oferecer serviços de educação e orientação nutricional, contribuindo para hábitos alimentares mais saudáveis.
O evento é realizado todos os anos para levar conhecimento e valorização de produtos locais, como é o caso do caqui, fruta tradicional em Mogi. “Nossa missão é fortalecer o agronegócio na cidade e uma das diretrizes é o mercado interno. Os eventos públicos são oportunidades para mostrar aos mogianos a importância da produção agrícola em nossa cidade”, explica o secretário municipal de Agricultura, Felipe Almeida.
Para melhor entendimento do público, serão distribuídas cartilhas elaboradas pelos técnicos da Secretaria de Agricultura e os estudantes da Braz Cubas com informações sobre a origem da fruta, o histórico de produção e a importância como referência de qualidade do produto colhido na região. O material inclui, ainda, dados sobre valor nutricional, recomendações e diversas receitas produzidas com caqui.
No Alto Tietê, o caqui ocupa uma área de 1.884 hectares e Mogi das Cruzes é o maior produtor, com 916 hectares de plantação. Somente no município, a produção deste ano está estimada em torno de 45 mil toneladas, o que representa cerca de 50% da produção nacional de caqui.
A fruta é originária da Ásia: na China e no Japão, o caqui é cultivado há séculos e tão apreciado quanto a maçã. O caqui chegou a São Paulo em 1890 pelos portugueses e teve sua expansão de cultivo partir de 1920, com os imigrantes japoneses, que trouxeram novas variedades e o domínio da produção.
Conheça os detalhes da Cartilha 2022: